//

VIOLÊNCIA❗ Dois celulares são roubados ou furtados por minuto no Brasil

Dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Leia em: < 1 minuto

Dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem (18.julho) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontam que quase dois celulares são roubados ou furtados por minuto no Brasil. No ano passado, quase um milhão de ocorrências foram registradas em delegacias de todo o país.

Os dados mostram que, pela primeira vez, o número de furtos, ou seja, a subtração dos aparelhos sem o uso da violência, superou o de roubos de aparelhos, com 494.295 contra 442.999 casos, respectivamente, ao longo de 2023. Apesar de serem altos, em relação a 2022, os números de roubos e furtos de celulares, em termos globais, apresentaram uma redução de 4,7%.

Segundo a publicação, em 78% das ocorrências, os criminosos optaram por vias públicas. Os casos são mais frequentes em dias de semana, em especial entre segundas e sextas-feiras, com prevalência entre 5h e 7h da manhã e o período entre 18h e 22h.

No caso dos furtos, as vias públicas responderam por 44% dos registros, seguidas dos estabelecimentos e residências, com 14% e 13% das ocorrências, respectivamente. Ao contrário dos roubos, os furtos de celulares são mais comuns nos finais de semana, que concentram 35% dos casos. Nessa categoria, os criminosos escolhem horários com movimento reduzido nas cidades, principalmente entre 10h e 11h e a partir do meio da tarde, por volta das 15h, até 20h.

Notícias mais lidas

Outros assuntos