//

Melhores amêndoas de cacau do Brasil vão ser anunciadas em evento em Belém do Pará

Leia em: 2 minutos

Onze amostras de cacau especial do Pará, sete da Bahia, uma do Espírito Santo e uma de Rondônia são finalistas do IV Concurso Nacional de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau Especial do Brasil, que seleciona as melhores amêndoas produzidas no país. Esta edição irá distribuir R$50 mil em prêmios para os três primeiros colocados em cada uma das duas categorias: varietal (variedade única de cacau) e blend (mistura de variedades) e a cerimônia que vai revelar os vencedores vai ser realizada no próximo dia 25, em Belém do Pará.

A estratégia dos organizadores, representados pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE), é que o concurso seja realizado no Pará e na Bahia, alternando entre os dois principais produtores de amêndoas de cacau do país. Neste ano, o Pará tem uma maior representatividade entre os finalistas, reflexo do apoio do governo do estado nas ações voltadas para a cacauicultura e da ação de ONGs que desenvolvem trabalhos de assistência técnica voltada para a melhoria da qualidade.

Ao todo, foram 94 amostras inscritas em ambas as categorias. Dessas, 20 seguiram para a etapa final da disputa pelo título de melhor cacau do país. Além de uma minuciosa avaliação dos aspectos físico-químicos das amêndoas, os finalistas passam também por análises sensoriais, como a prova do cacau em forma de líquor e ainda uma avaliação às cegas do sabor do cacau na forma de chocolate 70%. Os chocolates são codificados e enviados para um júri técnico de convidados especiais.

A etapa final desta quarta edição do Concurso Nacional de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau Especial do Brasil vai funcionar, também, como classificatória para o Cocoa of Excellence (CoEx), premiação internacional realizada anualmente em Paris, França. Para isso, as amostras devem estar entre as oito com as maiores notas na avaliação sensorial. Confira a lista dos finalistas do prêmio:

FINALISTAS – CATEGORIA VARIETAL
Agrícola Cantagalo LTDA. (BA)
Agropecuária Sempre Firme (BA)
Ana Cláudia Milanez Rigoni (ES)
Deoclides Pires da Silva (RO)
Gilmar Batista de Souza (PA)
José Maltez Filho (BA)
Lídia Rosa dos Santos Souza (PA)
Luciano Ramos Lima (BA)
Mirian Aparecida Federicci Vieira (PA)
Rubens Dario Froes Costa de Jesus (BA)

FINALISTAS – CATEGORIA MISTURA
Agrícola Cantagalo (BA)
Belmiro Faes (PA)
Francisco Pereira Cruz (PA)
Gilmar Batista de Souza (PA)
João Rios (PA)
Lídia Rosa dos Santos Souza (PA)
Robson Brogni (PA)
Rogério Galvão Kamei (BA)
Valdemiro Broechl (PA)
Willian Paulo Broechl (PA)

Notícias mais lidas

Outros assuntos