//

Golpistas se passam por funcionários do INSS para obter dados de beneficiários

Criminosos entram em contato com os beneficiários para fazer prova de vida, mas procedimento está suspenso

Leia em: < 1 minuto

Desde que o governo federal anunciou a suspensão da prova de vida, grupos criminosos estão se aproveitando da situação para tentar obter dados pessoais dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Eles entram em contato por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular e se identificam como funcionários do órgão para conseguir informações privilegiadas.

Segundo o governo federal, os golpistas pedem que o beneficiário envie fotos e documentos pessoais para realizar a prova de vida, mas o INSS alerta que é preciso estar atento e não cair no golpe até porque o procedimento está suspenso. Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante manter atualizados os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço e, caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato.

É importante salientar que o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41 e o órgão nunca manda links nem pede documentos pelo SMS. A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço ou entregar algum documento.

Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).

Notícias mais lidas

Outros assuntos