ANÁLISE❗ Separados, Enderson Guinho sai do “balão de oxigênio” e Augusto Castro abre espaço para trincheira oposicionista

União de Guinho e Augusto era promissora durante a campanha, mas durou apenas 18 meses

Leia em: 4 minutos

A união entre o vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (União Brasil), e o prefeito Augusto Castro (PSD), começou cheia de amor, mas acabou como os sinais já vinham anunciando. Os dois têm personalidades bastante diferentes pois o vice tem posicionamentos políticos fortes enquanto o prefeito não é de entrar no ringue para valer. A partir de agora, há mais vidros para quebrar nesse embate já que “nem tudo são flores” em nenhum casamento.

Guinho vai acionar o modo vereador para fiscalizar o Executivo, conforme anunciou em entrevista ao Pauta Blog: “Tudo aquilo que, por ventura, vier a acontecer e não esteja em conformidade com a legalidade, eu me posicionarei, cobrarei e buscarei os meios legais para que tudo ocorra como deve ser feito”. (Clique aqui e leia a entrevista completa!)

Por outro lado, Castro é sagaz e frio politicamente, ou seja, não vai entrar em choque nem retrucar caso alguém venha a questioná-lo sobre a ruptura. Nas últimas semanas, o gestor passou por várias provações, a exemplo das declarações do ex-candidato a prefeito Dr Mangabeira (PL), e, agora, o vice resolveu “abrir o bico” e soltar um míssil capaz de desatar o nó da aliança feita em 2020.

QUAIS SÃO OS PRÓS E CONTRAS DE AUGUSTO?

Augusto é considerado um político frio e, por isso, parece não se abalar com afastamento de vice-prefeito.

Com certeza, a situação do rompimento foi provocada ou piorada pela postura do dono da caneta do Centro Administrativo Firmino Alves. Contudo, se é bom ou ruim, ele está ciente do risco. Inexperiente é quem acha que Augusto não sabe movimentar as peças do tabuleiro.

PRÓ 1: Ele neutralizou Guinho politicamente e tirou as forças do vice já que cargos devem ir embora junto com a parceria.

PRÓ 2: Para um sabido, há um sabido e meio. Se Guinho vai ser candidato a prefeito ou não em 2024, Augusto já leu a cartilha de que pretende freá-lo e, principalmente, apagá-lo.

CONTRA 1: Vai ter o maior opositor na política de Itabuna a partir de agora caso Guinho não tenha medo do que o grupo do prefeito possa ficar contra ele também. Isso é óbvio!

CONTRA 2: Guinho sabe os caminhos para “cutucar” as coisas e vai atuar como uma oposição inteligente, além de ir ao Ministério Público sem precisar de GPS.

AFINAL, GUINHO SAIU GANHANDO OU PERDENDO?

Guinho rompe com prefeito e diz que está pronto para fiscalizar Executivo.

Pelo temperamento e posicionamento do vice-prefeito, deu para perceber que ele estava acuado ou respirando pelo “balão de oxigênio”. Na verdade, era tudo pose e fingimento de que governava junto com o prefeito.

GANHO 1: Demonstrou que a paciência acabou e vai tensionar ainda mais a relação se unindo à população nas cobranças por melhorias.

GANHO 2: Na rede social Instagram, já dá pra conferir a chegada de novas centenas de seguidores. As redes sempre foram o ganha-pão e a grande locomotiva do jovem político.

GANHO 3: Vai abocanhar grande parte dos que estão insatisfeitos com a gestão em diversas áreas após 18 meses de governo.

PERDA 1: Deixa a zona de conforto uma vez que vários aliados vão perder os cargos, no entanto, vai conhecer “quem é quem” a partir de agora.

PERDA 2: O “time” (tempo em inglês) do rompimento chegou tarde, mas, chegou. Se foi ou vai ser um bom atirador, só o pleito de outubro vai dizer.

Enfim, seja Augusto ou Guinho, estamos todos no mesmo caldeirão e ninguém critica ou faz cobranças para “aparecer”. Mostrar a realidade e buscar as soluções é uma obrigação de todos em prol dos que mais sofrem, no caso, o povo itabunense que, muitas vezes, não tem voz para gritar SOCORRO.

Os fatos mostram que o vice-prefeito Enderson Guinho confiou demais em quem não podia. E agora? A excessiva busca de protagonismo por parte do prefeito Augusto Castro pode ser boa para a cidade?

RESOLUÇÃO JÁ!
Sinceramente, se eu fosse o prefeito, faria uma reviravolta (leia-se metanoia) nesse governo colocando pessoas competentes no primeiro escalão sem amarras e/ou acordos políticos. Isso só vai acontecer caso o gestor deseje reverter a rejeição e correr atrás da reeleição. Chega de mi-mi-mi e passa um rodo aí, prefeito!

TORCIDA
Toda autoridade é instituída por Deus e minha oração (sempre) para Augusto Castro é que relembre, diariamente, que Deus o tirou do leito de morte. Tomara que volte a sustentar a aliança que fez com Ele após passar mais de 40 dias na UTI e vencer a Covid-19.

CONCLUSÃO
Por enquanto, não sei se Itabuna tem jeito ou se nasceu mesmo para sofrer!

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

Notícias mais lidas

Outros assuntos