Evento aconteceu de 13 a 15 de novembro no Centro de Convenções

Leia em: 2 minutos

A 7ª Festa Literária de Ilhéus, que aconteceu entre 13 e 15 de novembro, atraiu mais de 20 mil visitantes para o Centro de Convenções. A coordenação do evento ficou por conta do curador, Emmanuel Mirdad, das professoras Camila Gusmão, Dinalva Melo e Rita Argollo, além da antropóloga Bárbara Fálcon, do dramaturgo e gestor cultural Romualdo Lisboa (Artes), do presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Pawlo Cidade, e da jornalista Vanessa Dantas, coordenadora-geral da 7ª FLI.

A onipresença da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a autodescrição e os espaços adaptados para pessoas com limitações motoras foram marcas da acessibilidade na Festa Literária de Ilhéus. Um dos momentos mais marcantes da FLI foi a intervenção da jovem itabunense Mariana, que é surda, e se comunicou com o escritor moçambicano Mia Couto, com a ajuda de uma das tradutoras de Libras do evento.

A 7ª FLI também recebeu outros autores de destaque, a exemplo de Ailton Krenak, Emília Nuñez, Francisco Bosco, Ana Suy, Trudruá Dorrico, Deco Lipe, Clara Alves, Ian Fraser, André Vianco e Alexandre Coimbra. Já a programação artística contemplou diversas linguagens, manifestações populares e gêneros musicais, com o show do cantor Silvano Sales encerrando a programação.

A FLI destinou boa parte do material reciclável usado no evento ao Projeto Casa Alegria, da zona rural de Serra Grande, distrito de Uruçuca. A iniciativa reúne mulheres que trabalham no reaproveitamento de banners, retalhos de tecido, lonas e outros materiais para a confecção de produtos como toalhas de mesa, panos de prato, bolsas, sacolas e jogos americanos.

Próxima edição do evento será realizada no mês de dezembro

Leia em: < 1 minuto

A Feira Cultural Terra da Gabriela tem dado vida e dinamismo à avenida Soares Lopes, em Ilhéus, se tornando uma excelente opção de compra e de lazer para moradores e turistas. Organizada pela Associação Terra da Gabriela, o evento oferece uma rica exposição de artesanato regional e produtos típicos da gastronomia da região sul da Bahia, além de fomentar a economia criativa local.

Quem esteve presente neste último fim de semana teve a oportunidade de apreciar apresentações musicais ao vivo, incluindo o show do cantor Fran Matos, que encantou o público com um repertório variado de MPB. Também teve exibição de capoeira de um grupo cultural local, além do Espaço kids com a animadora Sintia Gorete.

A próxima edição da Feira Cultural Terra da Gabriela acontecerá no mês de dezembro. O evento está aberto à participação de artesãos convidados. Para mais informações, entre em contato pelo Instagram da associação: @terradagabriela.

//

Feriado foi instituído por meio de decreto presidencial no final do ano passado

Leia em: < 1 minuto

Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, hoje (20.novembro) é, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

 

Notícias mais lidas

Outros assuntos