//

Lançamento das fábricas da BYD em Camaçari marca início de novo capítulo na indústria automobilística brasileira

Leia em: 2 minutos

O Complexo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi o palco do lançamento da pedra fundamental das futuras instalações da BYD, na manhã desta segunda (9.outubro). O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil Rui Costa, e dos líderes globais da BYD, Wang Chuanfu e Stella Li. O investimento de R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas irá gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos, com foco na produção de veículos elétricos, chassis de ônibus e tecnologias de baterias, com o processamento de lítio e ferro fosfato.

A expectativa é que a produção tenha início entre o final de 2024 e o início de 2025, com uma capacidade estimada de produção de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação. O novo complexo da BYD também se apresenta como um potencial polo de atração para fornecedores de diversas áreas, seja na produção de peças técnicas ou na prestação de serviços, com a empresa priorizando fornecedores locais.

Centro de pesquisa
A BYD é líder mundial em carros elétricos. Além das fábricas, a BYD vai estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento na região, com o objetivo de transformá-la em um polo de tecnologia, referido como o ‘Vale do Silício brasileiro’. Uma das metas principais desse centro será o desenvolvimento de tecnologia para um motor híbrido flex, que possa combinar etanol com motores elétricos.

Estrutura
A primeira será dedicada à produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus, atendendo às demandas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A segunda fábrica será focada na produção de veículos automotores híbridos e elétricos, com capacidade estimada de 150 mil unidades anuais, podendo ser ampliada para até 300 mil unidades em fases posteriores do projeto. Por fim, a terceira fábrica estará centrada no processamento de lítio e ferro fosfato, atendendo ao mercado externo através da infraestrutura portuária disponível na região.

Isenção
Nos próximos cinco anos, carros elétricos produzidos na Bahia, com valor de até R$ 300 mil, poderão ser isentos do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). Esta isenção será efetivada mediante a aprovação de um projeto de lei assinado pelo governador nesta segunda-feira, e que será enviado para a Assembleia Legislativa do Estado.

Jovem Thallys Ribeiro foi eleito presidente do diretório municipal

Leia em: < 1 minuto

Nesse domingo (8.outubro), o diretório municipal do PT de Coaraci realizou a eleição do PEDEX (Processo Extraordinário de Eleição Direta) no auditório da Câmara de Vereadores. O jovem Thallys Ribeiro, da chapa Renovar para Vencer, foi eleito presidente do diretório.

De acordo com o partido, a eleição atingiu o objetivo de mobilizar a militância, dirigentes e lideranças políticas para organizar e fortalecer o PT. Além disso, foi possível aproximar os diretórios municipais do estadual e dar prosseguimento às discussões sobre as eleições de 2024.

O presidente eleito falou sobre a missão de dirigir a sigla em Coaraci: “Estou ciente dos desafios e, junto com o novo diretório, continuaremos na busca de melhoria para nossa cidade e fortalecendo sempre o Partido dos Trabalhadores”.

//

Circuito Kids 2023 foi um sucesso arrastando uma multidão com diversas atrações e brinquedos

Leia em: 3 minutos

Passeios na Carreta da Alegria, apresentações culturais com atrações infantis, estande de leitura com o projeto Letras Que Voam, pintura facial, escultura de balões, brincadeiras interativas e vacinação foram algumas das atrações do Circuito Kids no domingo (8.outubro), realizado pela Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, em celebração ao Dia das Crianças que atraiu uma multidão estima em mais de 10 mil pessoa à Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso.

A secretaria Daiane Vila Nova levou a pequena Analú ao circo e ficou encantada com as atrações e a animação do evento. “Chegamos aqui às 14 horas fomos a alguns brinquedos e viemos ao circo. O Circuito Kids está maravilhoso e o mais importante ela está se divertindo muito” comemorou a mãe da criança. “Nosso objetivo foi que as crianças tivessem um momento de diversão, mas que os pais também se preocupassem com a proteção delas, ou seja, é bem-estar com proteção”, disse secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, que cooperou com a realização do Circuito Kids, projeto idealizado pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Ela afirmou que a adesão à vacinação está baixa em todo país o que pode causar o retorno de doenças que estavam erradicadas, como a catapora e varíola.

A copeira Verônica Santos levou o filho para atualizar o Cartão de Vacina. “Na correria do dia a dia a gente acaba não tendo tempo de ir a um posto de saúde. Mas, hoje tive a oportunidade de regularizar a vacinação dele” frisou.

Já o estudante João Pedro Marcelino, 14 anos de idade, tomou a vacina depois foi aproveitar a sessão do Arena Circus. “O evento está ótimo. Agora vou par o circo curti muito”, disse. O circuito Kids também teve distribuição de brinquedos e um grande palco, onde personagens infantis se apresentaram fazendo a alegria de crianças e adultos.

Augusto Castro agradeceu o envolvimento de todas as secretarias municipais e órgãos da Administração Municipal para o sucesso do evento. “Com certeza o Circuito Kids entrou para a história de Itabuna como uma grande oportunidade de alegrar crianças de todas as idades, promover o lazer e o entretenimento e a interação. Graças a Deus tudo aconteceu como planejado”, comemorou.

Na frente do palco, uma multidão se aglomerou para participar do sorteio de brindes, presentes, brinquedos e até uma bicicleta para as crianças com. O público também quis ver a apresentação de personagens e fazer imagens, com personagens como Batman, Homem Aranha, Homem de Ferro, Incrível Hulk, além das princesas.

A Carreta da Alegria foi uma das atrações mais disputadas no Circuito Kids. Cada passeio pelas ruas da cidade levou 180 pessoas. Outra atração foi o Espaço Letras que Voam, da FICC. A coordenadora Geny Xavier disse que o projeto retorna com algumas mudanças, entre elas a participação de alunos de escolas públicas nas oficinas que ocorrem no Teatro Candinha Dória. Já no Circuito Kids, a iniciativa ofereceu mediação de leitura com livros da Biblioteca Municipal Plínio de Almeida.

📷 Fotos de Pedro Augusto

Notícias mais lidas

Outros assuntos