Os jogos acontecem até 26 de novembro; A próxima rodada será dia 10 de setembro

Leia em: 2 minutos

O Campeonato Interbairros de Futebol começou muito quente embora seja inverno. Na rodada de estreia o Califórnia venceu o São Roque por 2 a 1 enquanto o Sarinha venceu o Novo São Caetano por 3 a 2 no primeiro jogo.

O Campeonato Interbairros foi aberto oficialmente neste domingo (27.agosto) pelo prefeito Augusto Castro (PSD), e o secretário de Esportes e Lazer, Alcântara Pellegrini. A rodada inicial do maior campeonato do futebol amador da interior baiano aconteceu no campo do Centro de Integração à Escola Jorge Amado (Caic), no Sarinha Alcântara.

O prefeito Augusto Castro anunciou que nesta semana será assinada a ordem de serviço para a reforma do estádio Fernando Gomes Oliveira, o Fernandão, ex-estádio Luiz Viana Filho.

O interbairros terá a participação de 41 times formados por 1.200 jogadores que vão levar osl futebol amador para 13 campos de várzea. “Esse é um projeto em que o esporte é prioridade. O Campeonao hoje é uma das marcas da gestão e além das partidas, reúne famílias e amigos” disse o secretário Alcântara Pellegrini.

O campeonato terá reforço na segurança com a Polícia Militar, da Bahia e a Guarda Civil Municipal.

 

//

A equipe executora é composta pelos professores doutores Marcelo Reis, Mateus Matiuzzi e Helinando Pequeno

Leia em: 2 minutos

A escassez de água representa um desafio global crescente que ameaça a segurança alimentar e hídrica. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que 3,5 bilhões de pessoas e 52 países podem ser afetados por essa crise até 2025. Logo, é preciso realizar ações urgentes para conservação, gestão sustentável e conscientização sobre o uso responsável da água. Nesse contexto, pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Juazeiro, sob a orientação de Helinando Pequeno, desenvolveram um inovador filtro para descontaminar a água.

O orientador do projeto explica como o sistema de descontaminação funciona. “É um dispositivo fechado que conduz todo o líquido contaminado através de uma esponja de poliuretano, um material poroso e flexível feito a partir de polímeros de uretano, enriquecida com nanotubos de carbono, que tem propriedades únicas em condutividade e resistência, e polianilina, polímero condutor com ajuste de condutividade elétrica. Esses materiais possuem forte ação antibacteriana e retêm as bactérias em seus poros, permitindo que a água passe pelo elemento filtrante e se torne livre de contaminantes”.

Há no mercado vários filtros à base de carvão ativado, nanopartículas de prata e outros agentes antibacterianos. Porém, de acordo com o pesquisador, esse é o primeiro filtro de nanotubos de carbono e polímeros condutores em matriz de poliuretano. “Temos um protótipo em pequena escala que pode ser adaptado para uso em larga escala a depender do interesse de parceiros comerciais. Com a adequada transferência de tecnologia, temos a expectativa de ter nossa solução mais próxima das pessoas, melhorando sua qualidade de vida”, afirma Helinando.

Notícias mais lidas

Outros assuntos