//

Canções que exponham mulheres às situações de violência e constrangimento, além de discriminação racial ou homofobia devem ser evitadas

Leia em: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia recomendou que a prefeitura de Salvador fiscalize artistas, bandas e blocos durante o Carnaval para que não haja descumprimento das Leis Municipal nº 8.826/2012 e Estadual nº 12.573/2012 que proíbem a execução de músicas de conteúdo discriminatório.

As referidas leis dispõem acerca da proibição do uso de recursos públicos para contratação de artistas que, em suas músicas, desvalorizem e incentivem a violência ou exponham mulheres às situações de constrangimento ou ainda contenham manifestação de homofobia, discriminação racial ou apologia ao uso de drogas ilícitas.

O MP recomendou, também, que o município monitore os artistas, bandas e blocos mencionados no Relatório 2020, produzido pelo Observatório da Discriminação Racial LGBT e Violência contra a Mulher. No documento, consta que o município deve incluir nos contratos as cláusulas de advertência acerca da proibição.

Leia em: 2 minutos

A Secretaria de Esportes e Lazer promoveu o retorno de atletas da Seleção Masculina de Handebol de Itabuna. O novo técnico da equipe é Cristiano Marinho. A partir da próxima segunda (30.janeiro), a cidade será sede de partidas com a realização do Torneio de Férias, com equipes mistas.

O palco das partidas será na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano, às segundas e quintas-feiras, das 20 às 22 horas, com entrada franca. O reencontro tão esperado dos atletas no primeiro treino de integração aconteceu na noite de quinta-feira passada, dia 26, com a participação do secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini.

No evento, houve o sorteio para a definição das equipes que estreiam na competição e a programação dos jogos. “O torneio terá a participação de cerca de 50 atletas entre homens e mulheres, com duração de duas a três semanas”, disse o técnico Cristiano Marinho.

“A cada dia do torneio, serão disputados dois jogos. Neste evento, faremos times mistos e algumas regras, pois, cada equipe terá a participação de duas mulheres” explicou o técnico.

Para o secretário Alcântara Pellegrini, a retomada da Seleção Masculina de Handebol de Itabuna é passo positivo para incentivar a prática deste esporte na cidade. “Para nós, esse é um momento muito especial. Itabuna é uma cidade que tem tradição no esporte, e o handebol é uma delas”, comentou.

Segundo ele, “desde 2014 a cidade não realiza competições da modalidade. Então, o nosso objetivo é retomar esse esporte que deu tantas glórias e triunfos aos nossos atletas e equipes. Hoje, estamos presenciando o treino da Seleção Masculina de Handebol de Itabuna. Mas, estamos empenhados em trazer também o handebol feminino”, destacou Alcântara.

O técnico Cristiano Marinho agradeceu pelo apoio e incentivo para que esse esporte retornasse. “O Torneio de Férias é uma integração para reunir os atletas. É também uma homenagem ao nosso colega Francisco, que faleceu há pouco tempo. Estamos felizes com esse retorno”, concluiu.

Notícias mais lidas

Outros assuntos