COMBATE AO TRÁFICO❗ Apreensão realizada pela PRF de Vitória da Conquista resulta em mega operação da Polícia Federal

Esquema bilionário de tráfico de armas foi desvendado pela PF

Leia em: 2 minutos

Em novembro de 2020, policiais rodoviários federais de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, abordaram um ônibus que fazia a linha São Paulo x Serrinha e conseguiram apreender 23 pistolas calibre 9 mm, 70 carregadores de pistola, dois fuzis calibre 556 e carregadores de fuzil. Todo esse arsenal estava dentro de uma mochila e uma bolsa.

Na ocasião, dois homens foram conduzidos à delegacia juntamente com as armas. Após essa apreensão, a Polícia Federal da Bahia iniciou uma investigação que resultou em uma mega operação nesta terça-feira (5.dezembro).

Foi desvendado um esquema bilionário de tráfico de armas de fogo da Europa para a América do Sul e que, segundo estimativas, movimentou mais de R$ 1,2 bilhão nos últimos 3 anos por meio da importação de 43 mil armas. Segundo a Polícia Federal, as armas eram importadas da Europa para o Paraguai, onde eram raspadas e revendidas para grupos de intermediários que atuavam na fronteira e repassavam as armas às principais facções criminosas do Brasil.

Hoje, 19 pessoas foram presas, sendo 5 no Brasil e 14 no Paraguai. Além disso, 38 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Brasil e outros 21 no Paraguai. O principal alvo da operação é o argentino Diego Hernán Dirísio, apontado pela PF como um dos maiores contrabandistas da América do Sul.

Notícias mais lidas

Outros assuntos