//

Mutirão Cabra Macho 2021 da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna atende 209 pessoas

Leia em: 2 minutos

Desenvolvido pelo Ministério da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna (IBT), o Mutirão Cabra Macho atendeu 209 pessoas, gratuitamente, com exames de detecção do câncer de próstata neste ano. A nona edição do projeto contou com a participação de 8 médicos urologistas, psicólogos e cerca de 30 voluntários.

 

“Nesta edição, devido à pandemia, utilizamos o cadastro que temos na igreja, reduzindo o número de atendidos para evitar aglomeração”, informou o pastor Geraldo Meireles, presidente da IBT. Os exames de PSA foram realizados previamente, no mesmo dia, em grupos de 50 pessoas. Já os exames com os urologistas foram realizados em quatro etapas.

Dos 209 homens atendidos, 43 (20,57%) repetiram o exame do PSA no laboratório LAP, um dos parceiros do Projeto. Também foram feitas 13 biópsias (6,22%) e 19 USG e outros encaminhamentos (9,09%). “No próximo ano, certamente com a queda da pandemia, queremos voltar a oferecer uma média de 900 exames como nas edições anteriores”, disse Gilson Pinheiro, do Ministério da Ação Social da IBT.

IGREJA TEOSÓPOLIS CEDE ESPAÇO PARA UNIDADE DE SAÚDE


A Igreja Batista Teosópolis de Itabuna cedeu em cessão não onerosa (gratuitamente) para a Secretaria de Saúde de Itabuna, espaço para o funcionamento provisório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lavignia Magalhães. A unidade passa por reforma e está funcionando provisoriamente, durante três meses, nas instalações cedidas pela Igreja Batista Teosópolis, na Rua Santo André, 231, Bairro Conceição.

Notícias mais lidas

Outros assuntos