ELEIÇÕES 2024❗ Vereadora Wilma continua sendo a única mulher na Câmara de Itabuna

Wilma foi reeleita com 2.770 votos e foi a terceira mais votada para o Legislativo

Leia em: < 1 minuto

Nos próximos quatro anos, Itabuna continuará tendo apenas uma mulher ocupando uma cadeira na Câmara de Vereadores. A vaga é da vereadora Wilma (PCdoB), reeleita com 2.770 votos, e que ficou em 3º lugar entre os mais votados para o Legislativo.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de mulheres eleitas para as câmaras municipais de todo o país cresceu 13% entre as eleições de 2020 e de 2024. Em Itabuna, não houve avanço nesse sentido e Wilma continua sendo a única representante do público feminino.

O que chama a atenção neste pleito é que ela obteve mais que o triplo de votos do anterior, obtendo uma das cinco maiores votações para a Câmara Municipal na história de Itabuna, a maior entre as mulheres. Também se tornou a primeira vereadora reeleita no município desde a redemocratização.

Wilma é servidora pública municipal e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabuna (Sindserv) há três mandatos. Apesar de estar muito feliz com a reeleição, disse que se sente frustrada porque continuará sozinha na Câmara: ”Meu desejo era que tivéssemos outras mulheres para termos mais força na luta pelas pautas femininas. Durante este primeiro mandato, me senti só na defesa dos direitos e na busca por políticas públicas voltadas para as mulheres. Vou seguir sozinha, infelizmente, mas muito empenhada. Tenho a grande responsabilidade de representar as mulheres itabuneses”.

 

Notícias mais lidas

Outros assuntos