A primeira edição de “José de Almeida Alcântara: o populismo em Itabuna” esgotou rapidamente e o autor que, a princípio, não pensava ou imaginava lançar uma segunda edição, se viu na obrigação de voltar atrás e fazer uma nova edição. Vercil Rodrigues o classifica como a sua melhor e mais prazerosa obra literária.
O livro conta parte da rica e emocionante trajetória de sucesso do ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado estadual, José de Almeida Alcântara. A primeira gestão foi de 1959 a 1963 e, como não existia reeleição naquela época, Alcântara voltou na eleição seguinte (1967 a 1971), em pleno regime militar, nos braços do povo.
A segunda edição do livro chegou no mês de maio ao mercado literário depois de muitos pedidos e encomendas. A obra passou por nova revisão gramatical e histórica que contou com pequenos ajustes para um melhor entendimento do leitor.
Vercil Rodrigues é professor, historiador, advogado, jornalista e imortal das academias de Letras de Ilhéus (ALI), Academia Grapiúna de Letras (AGRAL) e Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba).