//

Faculdade Santo Agostinho de Itabuna realiza ação do Dia Mundial do AVC no Shopping Jequitibá

Leia em: 2 minutos

Neste sábado, 29 de outubro é celebrado o dia Mundial do AVC. Neste dia, prédios no mundo todo deverão ser iluminados na cor azul para alertar sobre a questão. Um deles será o relógio da Estação da Luz, em São Paulo, onde está sediado o Museu da Língua Portuguesa. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também receberá a iluminação especial.

Em Itabuna, a Faculdade Santo Agostinho reforçando e buscando ampliar a campanha de prevenção à doença realiza a Primeira Ação do Dia Mundial do AVC no Shopping Jequitibá de Itabuna. O evento tem como coordenador o Neurologista Antônio Fernando Jr e Professor da Faculdade, contando com a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

CADA SEGUNDO É IMPORTANTE
Em setembro de 2022, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) matou 4.236 brasileiros, o equivalente a 211 óbitos diários, ainda segundo a OMS neste ano o AVC já vitimou 80.149, cenário que vem aumentando a cada ano.

Além de principal causa de morte no país, o AVC também é uma causa importante de incapacidade quando o paciente sobrevive ao problema, com um grande impacto econômico e social, afetando, então, não apenas o paciente, mas toda a família.

Quando alguém tem um AVC (Acidente Vascular Cerebral), cada segundo é de fundamental importância. À medida que o tecido cerebral e milhões de neurônios começam a desaparecer, o TEMPO é muito precioso. Por isso o mote da campanha do Dia Mundial do AVC, #Precioustime proposta pela Organização Mundial do AVC, da qual a AÇÃO AVC faz parte, propõe aumentar a conscientização sobre os sinais de reconhecimento de AVC e os benefícios do acesso oportuno a cuidados médicos de emergência.

O EVENTO
O evento realizado no dia 29, contará com participação de Discentes e Docentes. Que estarão realizando avaliações de pressão arterial, glicemia, peso, pulso e ausculta; aplicação de questionário e orientações. O questionário irá avaliar o conhecimento das pessoas acerca dos fatores de risco e sintomas do AVC.

Notícias mais lidas

Outros assuntos