A jovem nascida e criada na Fazenda Grande do Retiro, Liz Paula Souza, de 20 anos, foi aprovada no curso de Medicina em três das melhores universidades federais do país e uma estadual na Bahia. Após dois anos de dedicação às aulas do Curso Ingressar, programa preparatório oferecido pela prefeitura de Salvador a jovens carentes que desejam chegar ao ensino superior, a estudante alcançou média 808 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A nota assegurou, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2025, vagas para o curso mais disputado do país nas universidades federais da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG) e Fluminense (UFF), além de ter conseguido resultado para ingressar na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Assim como Liz, o Ingressar preparou outros mil jovens em 2024. O número total de aprovações em universidades ainda está sendo computado, já que as instituições têm 20 dias após o resultado oficial do Sisu para enviar as informações. O programa municipal é tocado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
O projeto municipal, voltado para jovens de famílias cadastradas no CadÚnico, oferece um curso pré-Enem totalmente gratuito, visando facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior com revisões e dicas específicas para o processo seletivo.