//

Itabuna: Festividades marcam comemoração dos 206 anos de Ferradas, onde nasceu Jorge Amado

Leia em: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna vai promover festividades amanhã (27.outubro), para marcar os 206 anos do distrito de Ferradas, adiada do dia 19 de outubro. Nascida no século XIX, como aldeamento dos índios Guérens, Camacans e Pataxós e de outros tribos do sul da Bahia, a localidade, a 12 quilômetros do centro da cidade também é local de nascimento dos escritores Jorge Amado e Gustavo Velôso e do poeta Telmo Padilha.

A PROGRAMAÇÃO
Às 7 horas, com um Aulão Funcional, ministrado pelo professor Danilo Cezar, seguido de Funciofut (Funcional com Futebol para Crianças) e brincadeiras e jogos recreativos sob a coordenação da Secretaria de Esportes e Lazer.

Às 9 horas, em seis estandes começa o atendimento das demais secretarias municipais num dia intenso de atividades.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente vai distribuir de 700 mudas de frutíferas (açaí, cupuaçu e goiaba paluma) e essenciais florestais (ipê amarelo, etc.). Uma equipe de agrônomos e técnicos em agropecuária da Seagrima dará as orientações de plantio e manejo.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza vai fazer o atendimento com assistentes sociais e psicólogos, além de promover a inclusão e atualização do cadastro único (CadÚnico), Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e orientação sobre programas sociais. Também vai cadastrar para o ID Jovem e fornecer serviços de manicure e cabeleireiro e lançar o Programa Micro-ônibus nos bairros.

Aferição de pressão arterial (PA), testes de glicemia, autoexame de mamas, panfletagem e orientação sobre a prevenção do câncer serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) fará testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e Educação em Saúde.

Ficará a carga da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda atender aos microempreendedores individuais (MEI) e orientá-los sobre a formalização ou atendimento, enquanto a assistência jurídica será oferecida pela Secretaria de Governo, por meio do Procon e da Assessoria Jurídica Especializada.

Às 14 horas, a Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente fará apresentações de dança, a Fala do Escritor Ferradense, com Gustavo Fernando Veloso Meneses, autor do livro “Ferradas: Um Capítulo na História do Brasil”, pela Via Litterarum; apresentação de Capoeira, Certificação de Reconhecimento para pessoas que residem ou residiam em Ferradas e fala do presidente Valter Silva. Às 15h45min, acontece a apresentação de voz e violão com o cantor Carlos Santana.

Às 17 horas, haverá Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 206 da antiga Vila Imperial Dom Pedro de Alcântara (Dom Pedro II), oficiada pelo padre Roberto dos Santos, pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição de Ferradas.

Entre às 18 e 20 horas, a programação será executada pela Ficc (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania). A apresentação do Hino Nacional e Monólogo, a cargo de um representante da Secretaria Municipal de Educação.

📷 Foto de Arquivo

Notícias mais lidas

Outros assuntos