//

FLISBA realiza colóquios para comemorar os 99 anos da Semana de Arte Moderna e inicia comemorações pelo ano do centenário

Leia em: 2 minutos

O Coletivo Flisba vai realizar hoje, dia 12 e nos dias 13 e 14 de fevereiro o Projeto “Colóquios Tupy Or Not Tupy – 99 anos da Semana de Arte Moderna”. O objetivo das lives é refletir sobre a importância desse acontecimento que impactou além da literatura, as artes plásticas, a música e tantos outros campos da sociedade brasileira.

As lives vão ocorrer sempre às 20 horas pelo Instagram, no perfil do Flisba.

No dia 12/02, às 20h, o tema da live será sobre “Modernismo – Desvios e Preconceitos” sob mediação da professora Luh Oliveira. O convidado é o professor Ramayana Vargens.

Para o professor Ramayana Vargens, membro do coletivo Flisba e idealizador da proposta, a Semana de Arte Moderna merece reflexão, pois, “ às vésperas de completar um centenário, a Semana de Arte moderna merece uma análise que destaque não apenas sua contribuição estética renovadora. Faz-se oportuno examinar suas influências na formação dos padrões ideológicos que nortearam a política cultural no país” sintetizou ele sobre a importância da Semana de Arte Moderna para o Brasil.

No dia 13/02, o tema será sobre “Patrimônio Cultural: as referências simbólicas das tradições populares” tendo a mediação da professora Anarleide Menezes. Ela vai receber André Reis, que é Diretor do Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão do Estado da Bahia. É Especialista em Gestão da Cultura E tem em seu currículo uma vasta experiência administrativa e ações.

Para a professora Anarleide Menezes “ registrar o Patrimônio Cultural Imaterial, muito mais que folclorizar as tradições populares, permite vivê-las, referenciá-las, perpetuá-las. Para isso, o FLISBA apresenta a Live Patrimônio Cultural: as referências simbólicas das tradições populares. Ela complementa que a live será um “momento ímpar para ouvir sobre respeito à diversidade das culturas que forjam a identidade do genuíno brasileiro”.

No dia 14/02, às 20h, será realizada a live com o tema “As Mulheres e a Semana de Arte Moderna” sob a mediação da professora Silmara Oliveira, presidenta da Academia de Letras de Itabuna. Ela receberá a advogada, professora e artista plástica Jane Hilda Badaró, que refletirão sobre a Semana de Arte Moderna, as artes plásticas, a literatura e a presença feminina na sociedade brasileira.

Ainda no dia 14/02 , às 21 horas, o FLISBA promove o Sarau Comentado, com as mediações de Sheila Shew e Tácio Dê. A proposta da atividade é que as pessoas que desejarem podem declamar uma poesia modernista e em seguida comentar sobre o contexto histórico e as percepções sobre o texto poético.

Para Tácio Dê, o Sarau Comentado é a “possibilidade de ouvir a aprender. O Sarau Comentado será uma experiência diferente e encantadora para revisitarmos a ebulição da Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos”, concluiu um dos integrantes do Coletivo Flisba. As pessoas interessadas em participarem podem solicitar no momento da live ou enviar antecipadamente uma mensagem para o direct do perfil do Flisba no Instagram.

O Coletivo FLISBA é o promotor do Festival Literário Sul-Bahia e tem promovido algumas reflexões sobre a literatura, a gestão cultural, a preservação do patrimônio cultural e estimulado a leitura e o acesso dela.

Notícias mais lidas

Outros assuntos