FORÇA DE VONTADE❗ Jovem que faz tratamento de hemodiálise na Santa Casa de Itabuna é aprovado no curso de Engenharia da Uesc

João Victor tem 22 anos e realiza sessões de hemodiálise desde 2014, mas nunca desistiu de estudar

Leia em: 2 minutos

A vida de João Victor Souza Almeida, de 22 anos, é marcada por entradas e saídas nos hospitais por causa da síndrome Prune Belly. A doença congênita rara foi descoberta quando o itabunense tinha apenas 5 anos de idade e, desde 2014, quando os rins pararam de funcionar, ele começou a fazer sessões de hemodiálise.

Ele faz tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, mas, mesmo assim, as constantes internações não foram capazes de interromper o sonho de João Victor, que cursou o Ensino Médio no Paraná e, ao retornar para Itabuna, começou a se preparar para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O ano de 2022 foi bastante complicado para o jovem, que precisou ser submetido a uma cirurgia e ficou internado, pelo menos, seis vezes. Quando ainda estava se recuperando, nos dias 13 e 20 de novembro de 2022, logo depois de receber uma das altas médicas, reuniu forças para fazer as provas do Enem. O dia 28 de fevereiro é considerado por ele como uma data histórica em sua vida porque foi nesse dia que o nome dele apareceu na lista dos 40 aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) no curso de Engenharia Mecânica na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Na última terça-feira (14.março), o estudante assistiu à primeira aula da graduação e pretende concluir os estudos nos próximos cinco anos: “Será desafiador cursar Engenharia e seguir com o tratamento. Espero ficar livre das internações nesse período”.

O estudante de 22 anos é um verdadeiro exemplo de perseverança e dedicação. Além disso, tornou-se o primeiro membro da família a fazer curso superior. Parabéns, João Victor!

Notícias mais lidas

Outros assuntos