As gestões democratas de Vitória da Conquista, Bahia, e Petrolina, Pernambuco, estão entre as 10 cidades com população superior a 200 mil habitantes que mais geraram, percentualmente, vagas de emprego em 2021. Os municípios nordestinos cresceram 11,27% e 10,70%, respectivamente, na comparação com o ano anterior. O ranking foi publicado pelo Estadão, com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e da ferramenta Salariômetro, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Em quinto lugar, Vitória da Conquista, gerida pela prefeita Sheila Lemos, teve saldo de 6.929 oportunidades de trabalho, levando em conta contratações e demissões. Já Petrolina, comandada pelo prefeito Miguel Coelho, ocupa a oitava posição, com saldo de 6.800 vagas. São as únicas cidades da região Nordeste que figuram no top 10.
Segundo Coelho, o resultado é um indicativo de como a localidade tem avançado nos últimos anos. “Petrolina ficou à frente de todas as capitais do país. Mostra que a cidade está no caminho certo, sabendo que temos muito a avançar. É a prova de que a boa política, com gestão, trabalho e transformação também pode ser feita em Pernambuco. Quem sabe, no próximo ano, podemos ser o estado que mais vai gerar emprego no Brasil”, apontou.