Sebrae firma convênio para ações do Cidade Empreendedora em Itabuna

Prefeitura de Itabuna apresentou as primeiras ações do Programa Cidade Empreendedora - edição 2021 // Foto de Pedro Augusto

Leia em: 2 minutos

A gerente do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, participou da posse dos conselheiros do Comitê Gestor Municipal de Itabuna para implantação de políticas de desenvolvimento dos pequenos negócios, através de convênio firmado com a prefeitura para o Programa Cidade Empreendedora. O ato aconteceu no Teatro Candinha Dórea, como parte das comemorações dos 111 anos de emancipação da cidade, na última quinta-feira (29).

Na oportunidade, Claudiana destacou a importância desta ação para a região. “Tenho plena convicção que este momento é um grande marco para o desenvolvimento de Itabuna e, consequentemente, para toda a região Sul da Bahia. O Cidade Empreendedora é um programa que foi desenvolvido pelo Sebrae para apoiar a gestão municipal, para criação de uma ambiência favorável aos pequenos negócios. Não temos como falar em desenvolvimento, se não falarmos no desenvolvimento e no fomento das micro e pequenas empresas”, declarou.

O prefeito Augusto Castro, que abriu a solenidade, falou sobre a importância do Programa para o desenvolvimento das empresas locais. “Itabuna é uma cidade que precisa investir economicamente e socialmente nas pessoas e nos negócios a que sustentam, unificando os setores público e privado, assim estamos desenvolvendo os negócios”, disse o prefeito. Além disso, Castro lembrou que, neste ano, Itabuna foi a primeira cidade da Bahia a assinar o termo de parceria com o Cidade Empreendedora.

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, responsável pela coordenação do Comitê Gestor, também celebrou o convênio com o Sebrae. “Este é um trabalho que está sendo projetado em parceria com as secretarias de Planejamento e de Gestão e Inovação, uma integração que já tem gerado muitos resultados. Teremos também, entre outros, a Sala do Empreendedor e um espaço exclusivo para empresas de tecnologia”, lembrou.

Vale destacar que o município de Itabuna conta atualmente com 20.842 empresas de pequeno porte, das quais 11.372 são microempreendedores individuais.

“Estava faltando que o gestor municipal tivesse um olhar especial para os negócios enquadrados como MEI. Agora, isto é possível e vamos usar todos os recursos técnicos e humanos disponíveis para tornar Itabuna um bom lugar para se empreender”, finalizou Claudiana.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários municipais, o gerente adjunto do Sebrae, Michelangelo Lima, e a assessora do Núcleo de Acesso ao Crédito da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Adriana Coelho.

Notícias mais lidas

Outros assuntos