Nesta terça (15.agosto), os gestores que participam da União dos Municípios da Bahia (UPB) se reuniram com a bancada de deputados federais do estado para apresentar as principais demandas dos municípios. O encontro aconteceu em Brasília e reuniu 27 parlamentares e 60 gestores.
Os prefeitos entregaram uma pauta prioritária à bancada que inclui, entre outras reivindicações, a redução da alíquota do INSS patronal dos municípios, com novo refis previdenciário, o adicional de 1,5% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e uma ajuda financeira emergencial da União aos municípios.
A bancada coordenada pela deputada Lídice da Mata (PSB) criará uma comissão de parlamentares para negociar o apoio aos municípios junto ao governo federal e à presidência da Câmara dos Deputados. Os parlamentares foram unânimes em dizer que a ajuda precisa chegar, urgentemente, aos municípios, para não comprometer serviços essenciais.
A reunião com a bancada baiana foi uma iniciativa da UPB e faz parte da estratégia de realizar uma mobilização mensal para pressionar o Congresso Nacional e o Governo Federal pela aprovação das pautas de interesse dos municípios. ![]()














