A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças expressivas ao mundo do trabalho e também do empreendedorismo. Uma delas foi a adoção do home office por parte de muitas empresas, pela necessidade do distanciamento social e redução da circulação de pessoas nas ruas e no transporte público.
Para mães empreendedoras, o impacto e os desafios das mudanças podem ser maiores em alguns casos. Estudos do Sebrae mostram que a pandemia interrompeu o crescimento da participação das mulheres no mundo dos negócios.
Um dos pontos para essa interrupção está, justamente, na falta de uma divisão igualitária de tarefas domésticas, que incluem cuidados com casa e com família, levando a um peso maior para as mulheres.
Seja por necessidade, seja por opção, o home office exige um planejamento cuidadoso e uma análise criteriosa dos pontos de vista familiar, profissional e empresarial. O Sebrae enumera algumas vantagens e desvantagens do home office. Confira:
✅ VANTAGENS
Proximidade da família > A qualquer momento, você pode ir até lá e dar um abraço no seu filho(a), brincar com ele e fazer um carinho no cachorro que, claro, também faz parte da família.
Maior independência > É só acordar e ir para o trabalho no quarto ao lado.
Redução do estresse decorrente do trânsito > E nem pegar o carro, ouvir buzinas, encarar filas, procurar estacionamento, fazer baliza, correr o risco de acidentes e de ser multado.
Alimentação mais saudável > É o fim das marmitas, do fast-food e dos deliciosos salgadinhos que, apesar do sabor, fazem mal para a saúde.
Incorporação da família à atividade > Você terá a ajuda de funcionários fiéis dentro de casa, colocando-os a par dos seus negócios e do seu jeito de trabalhar.
Maior liberdade profissional > Você pode expandir seus conhecimentos profissionais na direção que desejar, sem ficar enquadrado somente nas habilidades que seu trabalho requisita.
Privacidade, desde que planejada > No seu local de trabalho, trancado a sete chaves, ninguém poderá te incomodar, desde que não seja uma emergência, é claro.
Redução de custos (aluguel, transporte, refeição e infra-estrutura básica) > Esqueça todo o trabalho para conseguir um bom ponto comercial e todos os impostos e taxas necessárias.
Definição do próprio horário de trabalho > Para quem gosta de dormir tarde da noite e se sente mais produtivo nesse período, fique à vontade! O relógio agora é seu amigo e não seu opressor.
Planejamento dos próprios rendimentos > As metas a alcançar é você quem faz. Seu home office, suas regras. “Quero terminar essa etapa do processo até às 13h”. É só planejar e executar.
Rendimentos superiores aos níveis convencionais de mercado > Com menos taxas, encargos e impostos a pagar, seu rendimento só tende a aumentar, com a opção de usar essas sobras em outros investimentos.
Auto-gerenciamento profissional > Você é seu chefe, não precisa justificar o porquê chegou atrasado, até porque você não tem horário fixo.
Economia com empregados e encargos sociais > Sem INSS, folha de pagamento, contracheque, licenças e todos os encargos que um funcionário tem direito.
Facilidades de mudança do ramo de atividade, em caso de insucesso > Se nada der certo, é só desligar o computador, emprestar a cadeira giratória para o filho e procurar outra atividade para trabalhar. O maior problema será pegar a cadeira de volta.
O ferecimento de produtos e serviços melhores, com custos menores > Com menos custos e mais foco no que realmente importa, seu trabalho será melhor desempenhado e agradará mais seus clientes.
Vantagens fiscais para as microempresas, como a dispensa do IR > Fique livre da mordida do Leão e ainda obtenha vantagens para sua microempresa.
Otimização de atividades > Novamente, com foco no que precisa ser feito, seu trabalho terá um rendimento maior e, por consequência, conseguirá melhores resultados com menos tempo gasto.
Atendimento ao cliente 24 horas por dia > Serviço VIP para o seu cliente, sem barreira de horários para atendê-lo.
Reforço à terceirização e à profissionalização de serviços > É possível ter um serviço com excelente execução, mesmo não sendo uma empresa física.
❌ DESVANTAGENS
Perda da privacidade pessoal > Ter a família perto pode ser bom, mas também ser ruim. Ser chamado a todo instante para assuntos familiares no meio do trabalho não é legal.
Possibilidade de excesso de carga de trabalho > Como seu trabalho é no mesmo lugar que você vive, há o perigo de misturar as coisas e estar com a cabeça sempre no serviço ou na casa.
Indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina > E não conseguir separar o momento de curtir com a família do momento de se concentrar nas obrigações do trabalho.
Falta de atualização profissional em processos gerenciais > Estando só, sem uma equipe, não existe a troca de experiências que acontece somente no ambiente de trabalho com outras pessoas, como uma dica pontual ou uma ideia para algo em que você esteja travado.
Difícil sucessão, em caso de necessidade de transição > Se você adoecer ou precisar tirar umas férias, não haverá ninguém para te substituir.
Interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais > “Me ajuda a consertar a TV”, “Não consigo amarrar o tênis”, “Olhe meu novo brinquedo!”