Alimentos e bebidas são os produtos mais procurados no app Preço da Hora Bahia

Aplicativo do Governo do Estado permite a pesquisa de preços de mais de 500 mil produtos comercializados em lojas de toda a Bahia, facilitando na hora da compra

Leia em: 2 minutos

Alimentos e bebidas, como açúcar, cerveja e frango, são os produtos mais procurados pelos usuários do aplicativo Preço da Hora Bahia, ferramenta que permite fazer em tempo real a pesquisa do valor de todas as mercadorias vendidas no mercado baiano. De acordo com a Sefaz-BA (Secretaria da Fazenda da Bahia), responsável pelo app, o produto que lidera as buscas é uma marca de cerveja, com 90,6 mil pesquisas nos últimos 30 dias. Em segundo, praticamente empatado com 90,5 mil buscas, está o açúcar, que os usuários pesquisam sem especificar marca.

Na sequência estão frango, com 90,3 mil buscas, feijão, arroz e café, empatados com 90,2 mil buscas, e vinho (89,2 mil). Uma marca de analgésico tem o mesmo volume de menções que o álcool: 89,1 mil. O ranking dos dez mais pesquisados no último mês inclui ainda macarrão, com 89 mil buscas.

O Preço da Hora Bahia pode ser baixado na Apple Store e no Google Play Store e é possível fazer a pesquisa também no site precodahora.ba.gov.br. Desde o lançamento em abril de 2020 até hoje, já foram feitos mais de 430 mil downloads do aplicativo.

COMO PESQUISAR
Para fazer a pesquisa básica de preço, o usuário deve informar o nome ou número do código de barras (GTIN) do produto de interesse. É possível pesquisar também por meio da leitura do código de barras das mercadorias, utilizando para isso a câmera do celular.

O auditor fiscal Felipe Abreu, da Gerência de Sistemas da Sefaz-BA, destaca também duas funcionalidades que facilitam a pesquisa de combustíveis e de medicamentos. “O aplicativo tem pesquisas à parte para combustíveis (gasolina, etanol, diesel e GNV) e medicamentos. Elas funcionam da mesma forma que a pesquisa básica, mas nessas situações os usuários apenas selecionam uma das quatro opções de combustíveis, para esse tipo de busca, ou então informam o nome, o princípio ativo ou o laboratório do medicamento para realizar a pesquisa”, explica.

OUTRAS FUNCIONALIDADES
O Preço da Hora Bahia permite que a pesquisa seja feita em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado. Além disso, o app apresenta a possibilidade de denunciar contribuintes que se recusam a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, e ainda disponibiliza o histórico de preços de produtos.

O usuário pode também compartilhar os preços e os produtos pesquisados com os amigos nas redes sociais.

Notícias mais lidas

Outros assuntos