//

Coordenadores do Inema visitam CVR Costa do Cacau

A CVR Costa do Cacau tem participação do grupo capixaba Marca Ambiental, empresa pioneira e a maior do Espírito Santo, atuando desde 1995 em soluções completas para resíduos, com forte impacto para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável

Leia em: 2 minutos

A coordenadora do Núcleo Regional Sul do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos/Inema, órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia, Cibele Pinto, acompanhada do coordenador técnico José Eduardo Simões e de técnicos da instituição, visitou as instalações do CVR Costa do Cacau localizado na Rodovia Jorge Amado (Ilhéus/Itabuna).

A empresa é única no Sul da Bahia credenciada para a coleta de resíduos sólidos, com todas as licenças ambientais concedidas pelo Ibama e Inema e já está em funcionamento, numa área de 75 hectares.

Os coordenadores do Inema conheceram toda a estrutura do empreendimento, os sistemas de recepção e áreas de armazenamento de resíduos, os cuidados com a conservação ambiental e os projetos de expansão da empresa, que incluem reciclagem para o beneficiamento de material com a instalação de Ecoindústrias, e produção de energia a partir do gás metano.

A coordenadora do Inema NR Sul, Cibele Pinto, destacou que “esse é um projeto muito importante para a região, permitindo que os municípios reduzam o impacto ambiental causado pelos lixões”. “A estrutura é adequada para receber os resíduos e as prefeituras terão condições de dar uma destinação correta ao lixo coletado”, afirma.

De acordo com José Eduardo Simões, “a CVR Costa do Cacau vai propiciar a solução imediata da questão do lixo a céu a aberto, que será enviado para um local adequado e licenciado.” “Os benefícios são imediatos e com projetos com coleta seletiva e educação ambiental nos municípios esse impacto positivo será ampliado”.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mauricio Sena, gerente comercial da CVR, ressalta que “o processo de preservação ambiental passa pela destinação correta dos resíduos e essa é uma opção que a região não tinha e estamos disponibilizando”. “A Política Nacional de Resíduos e o Marco de Saneamento determinam a destinação de resíduos em locais adequados e a CVR está apta a realizar esse serviço”, diz.

Entre os projetos na área do empreendimento está a implantação de um Centro de Educação Ambiental, para a promoção de palestras e apresentações com uma ampla abordagem da educação socioambiental. O local estará aberto a visitas de escolas, faculdades, empresas e outras instituições. Está prevista também uma área de exposição de produtos e peças confeccionados através da reciclagem e valorização dos resíduos.

Notícias mais lidas

Outros assuntos