//

Convênio entre Uesc e Bamin beneficia alunos e pesquisadores

Parceria entre instituições já dura mais de 10 anos

Leia em: 2 minutos

Um convênio de cooperação científica e tecnológica firmado entre a Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) e a Bamin (Bahia Mineração) garantiu que, pelos próximos quatro anos, pesquisas acadêmicas sejam desenvolvidas em parceria com projetos socioambientais em comunidades localizadas no entorno do Porto Sul, em Ilhéus.

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, e o CEO da Bamin, Eduardo Ledsham, se reuniram para um ato simbólico de assinatura do convênio na semana passada. A celebração desse convênio permite o envolvimento de docentes e discentes na realização de estudos e pesquisas, especialmente aqueles relacionados com a execução das atividades do Porto Sul. Isso contribui para a formação de recursos humanos das duas instituições e as ações resultantes dessa parceria vão contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente, a promoção do desenvolvimento econômico e social local e o fomento à inovação e empreendedorismo.

Cerca de mil alunos e professores devem ser atendidos pelo convênio, seja por meio de visitas técnicas em aulas práticas ou no desenvolvimento de projetos de pesquisa em trabalhos de graduação, mestrado ou doutorado. O convênio deve atender, principalmente, demandas acadêmicas dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Administração, Ciências Econômicas e Comunicação Social.

O primeiro convênio firmado entre a Bamin e a Uesc foi em maio de 2011 e vigorou por cinco anos. Nesse período, foram realizadas ações como o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira na região de influência direta e indireta do Porto Sul, nos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré.

A Uesc celebra 30 anos de estadualização pelo governo da Bahia através da lei 6.344. Ao longo desse período, a Universidade se consolidou como um polo de desenvolvimento do Sul da Bahia e atingiu a marca de mais de 20 mil profissionais graduados. Já a Bamin está presente no Brasil há 16 anos, investindo continuamente em seus negócios, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na região de Caetité, o Porto Sul, em Ilhéus, e agora com o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL.

Notícias mais lidas

Outros assuntos