“Estamos trabalhando duro no projeto de requalificação urbanística de Nazaré”, disse a prefeita Eunice Barreto

A prefeita Eunice tem como destaque do seu governo a presença feminina

Leia em: 4 minutos

O Pauta.Blog apresenta nesta entrevista com a prefeita de Nazaré (Recôncavo Baiano), Eunice Barreto Peixoto (DEM), um balanço das ações da gestora dos últimos 150 dias de governo, paralelo ao mandato anterior. Ela fala das principais ações nas áreas da saúde, educação, obras, entre outras. E cita que sua meta é tornar Nazaré mais atrativa e bonita, de modo a despertar a atenção dos turistas. Não perca!

Pauta.Blog – Quais projetos mais importantes precisam ter continuidade no seu governo?
Eunice Barreto – Nos últimos quatro anos realizamos diversos projetos e ações que mudaram, positivamente, a vida de cada nazareno. Nossa gente pôde voltar a sorrir e resgatar o orgulho de ser filho da Terra Morena. Principalmente porque investimos maciçamente nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. Dessas três esferas que citei, acredito que a ampliação das escolas de tempo integral, inclusive fomos destaque no IDEB de 2020, também, a continuidade dos diversos serviços ofertados no Complexo Municipal de Saúde Dep. Luís Eduardo Magalhães (composto por uma Policlínica, Centro de Reabilitação e um Centro Odontológico) implantado em nossa gestão. Na infraestrutura, o trabalho de pavimentação de ruas e construção de áreas de lazer, dando dignidade aos moradores de cada localidade que recebem essa intervenção.

Pauta.Blog – Como se encontra a prefeitura, financeiramente falando?
Eunice Barreto – Sempre busquei trabalhar com os pés no chão. O equilíbrio financeiro é primordial para que nosso planejamento possa ser executado da melhor forma possível. Então, junto com nossa equipe da Secretaria da Fazenda, trabalhamos incansavelmente para captarmos o máximo de recursos e que possam ser gastos da forma mais acertada. Não é fácil, principalmente gerir um município durante uma crise econômica e logo após uma pandemia que afetou tanto aos municípios. Mas, como disse, o resultado positivo surge a partir de um bom planejamento. E isso pode ser visto em Nazaré, com a aplicação dos recursos em escolas reformadas, inúmeras obras, novos equipamentos na área da saúde, acompanhamento efetivo às famílias em situações de vulnerabilidade e demais ações que beneficiam nossa gente.

Pauta.Blog – Fale um pouco das suas primeiras ações nestes momento?
Eunice Barreto – Continuar com o que vinha dando certo. Paralelo a isso, cumprir com alguns projetos que foram expostos à população durante o pleito eleitoral. Estamos trabalhando duro no projeto de requalificação urbanística de Nazaré, tornando-a mais atrativa e bonita, despertando a atenção em turistas a visitar nossa cidade. A exemplo disse é a nova passarela, que já um novo cartão postal, a Praça dos Caxixis, que já teve sua 1ª etapa concluída e logo iniciaremos a nova orla.
Outra importante ação é a implantação de uma fábrica que já está em fase final. A R2 Injetados do ramo calçadista já está em fase de instalação de seu maquinário e em pouco tempo entrará em operação ofertando inicialmente 70 empregos diretos, podendo chegar a 150 empregos, o que aquecerá a economia nazarena. Estamos também iniciando o estudo para implantação dos programas Mulher Forte, Acreditar e Minha Casa é Massa. Programas que terão um forte cunho social e que certamente mudará a vida de diversas pessoas.

Pauta.Blog – Quais as prioridades do município?
Eunice Barreto – Nossa prioridade é continuar gerando emprego e renda para nossa gente, sendo destaque na educação, como há décadas atrás Nazaré tinha esse reconhecimento. Recebendo prêmios por sermos exemplo em gestão de saúde, como o prêmio dado pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), “Aqui tem SUS”, por ofertarmos um SUS diferente e cada vez mais humano para nossos munícipes. Relacionado à pandemia, estamos cada vez mais empenhados na proteção de nossa gente, onde somos referência na vacinação contra a Covid-19 em nossa região, protegendo assim o povo de Nazaré e demais municípios. Nossa prioridade também é ver o sorriso no rosto das pessoas ao verem suas ruas pavimentadas e novas áreas de lazer dando mais qualidade de vida e alegria aos nazarenos.

Pauta.Blog – Quais as principais ações destes 150 dias de governo?
Eunice Barreto – Já realizamos muito nestes 150 dias de governo. Iniciamos o ano com o mesmo desempenho desses 4 anos, dando gás nos projetos que já tínhamos em andamento e organizando os próximos para retomar tudo o que a pandemia pausou. Iniciamos a vacinação contra o coronavírus, inauguramos Unidade de Pronto Atendimento, a Passarela Carlos Longa, a Praça da Feira de Bananas, pavimentações novas em mais de seis ruas e um trabalho constante, diário de limpeza e organização da cidade, com a requalificação das vias públicas e, recentemente, a primeira etapa da sinalização turística em toda a cidade! Com estas realizações, temos movido os vários setores da cidade, inclusive o econômico, com a chegada da fábrica RDois Injetados, que vai iniciar produção em breve, trazendo emprego, renda e qualidade de vida para todos os munícipes.

Pauta.Blog – A presença feminina no seu governo é marcante. O que a população de Nazaré pode esperar desse diferencial?
Eunice Barreto – A mulher vem sendo destaque na política nos últimos anos. Sabemos que não é fácil, porém, nós estamos lutando cada vez mais por nossos espaços. E eu como incentivadora desse processo, sendo a primeira mulher a gerir Nazaré, tenho feito isso aqui na gestão municipal. Das dez secretárias municipais, seis são comandadas por mulheres, além da maior parte do nosso funcionalismo ser composto também por mulheres. Nosso time é forte, no dia a dia temos demonstrado nosso diferencial e assim temos atingindo importantes resultados, deixando um exemplo e legado para as demais mulheres nazarenas.

Notícias mais lidas

Outros assuntos