Retirada de plantas aquáticas melhora condições do Rio Cachoeira na área central

Foram removidos aguapés, orelhas-de-rato e baronesas acumuladas à jusante da pequena barragem, do bairro do Conceição

Leia em: < 1 minuto

A retirada das plantas aquáticas de parte do espelho d’água do Rio Cachoeira na área central de Itabuna melhorou as condições do ar. Além disso, facilitou a oxigenação da água e eliminou o mau cheiro que incomodava transeuntes e pessoas que fazem caminhadas ao longo da beira-rio.

O trabalho, executado por equipes do Departamento de Limpeza Pública, removeu aguapés, orelhas-de-rato e baronesas acumuladas à jusante da pequena barragem do bairro do Conceição.

A barragem foi construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), no final dos anos 60, para manter o espelho d’água e eliminar caramujos hospedeiros do parasita causador da esquistossomose. Grande parte da população sofria com a doença à época.

Os operários de campo do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo fizeram a remoção manualmente, depois choveu nas cabeceiras do rio e a ação dos ventos facilitou o trabalho, segundo Lázaro Pellegrini.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa, disse que a partir de agora esta ação será preventiva, porque o resultado agora alcançado foi satisfatório. 

Notícias mais lidas

Outros assuntos