Hospital de Base realiza primeira captação de múltiplos órgãos durante a pandemia

Equipe do Hblem comemora primeira captação de órgãos em meio a pandemia da Covid-19

Leia em: 2 minutos

A equipe do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) composta pelos médicos Fernando Alves Junior, Caroline Andrade e Jilvan Silveira, realizou a primeira captação de múltiplos órgãos do HBLEM e de Itabuna desde o início da pandemia. O trabalho foi realizado juntamente com a equipe do médico Ávio Brasil Viriato e os enfermeiros da Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia, Silvana Batista, Luciana de Moraes, Ronaldo Vital e Jadson Nascimento.

O doador H.C.N.S teve diagnóstico de morte encefálica, e após sua família acompanhar todo o processo de protocolo e acolhimento da psicóloga Milena Esteves Cerqueira, houve então a realização dos testes comprobatórios determinados pela Legislação Brasileira.

Após constatação do doador potencial, foi realizada a entrevista de doação na qual a família disse sim à doação de múltiplos órgãos.

A doação de múltiplos órgãos pode beneficiar e salvar a vida de até cinco pessoas, que já estão na fila de espera para o transplante. A escolha dos receptores segue a prioridade da Central Estadual de Transplante de acordo com a compatibilidade de cada órgão.

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, destaca que “o Hospital de Base é uma rede de apoio à saúde de Itabuna e dos mais de 100 municipais atendidos. A realização de uma captação de múltiplos órgãos capacita cada vez mais, nossas equipes a realizarem ações como essas, que são grandiosos a nível de saúde pública e de conscientização deste gesto.”

A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia – OPO/Sul, Silvana Batista, ressalta a relevância dessa ação, principalmente no cenário de pandemia “Em alguns casos há resistência das famílias na realização da doação. Por isso, existe a necessidade do entendimento da grandiosidade deste gesto. Para além do fato de que uma única captação de múltiplos órgãos, pode salvar a vida de várias pessoas, existe também, a conscientização solidária e de dar uma nova simbologia à vida deste ente que veio a óbito.” conclui a enfermeira.

Também estiveram presentes também nesta captação os médicos os médicos Thiago Valgueiro, Victor Botelho e o diretor técnico Dr. Paulo Medauar.

Notícias mais lidas

Outros assuntos