A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna deu início às obras na Radioterapia, local onde será instalado o novo acelerador linear, avaliado em R$ 9 milhões de reais. O equipamento foi adquirido com recursos federais e representa um salto tecnológico no tratamento oncológico na região.
O novo acelerador vai substituir o antigo equipamento de cobalto, que foi o primeiro a ser instalado no interior da Bahia, em 1991, e operou por mais de quatro décadas. Em 2025, o aparelho passou por um processo de redimensionamento técnico, cumprindo rigorosamente as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CENEN), antes de ser finalmente removido, abrindo caminho para essa nova etapa.
Itabuna foi uma das duas únicas instituições da Bahia contempladas com o novo acelerador linear, o que reforça a relevância regional da Santa Casa como referência em oncologia. Para que o equipamento possa ser instalado com segurança e eficácia, a sala passará por uma ampla reestruturação que inclui o reforço da blindagem especial (bunker) com concreto de alta densidade para conter a radiação, reforma da estrutura física, atualização das instalações elétricas e sistemas de climatização, além da implantação de tecnologia de segurança e controle radiológico.