Operação Semana Santa: 8 pessoas perderam a vida nas rodovias federais baianas durante o feriado

Acidentes com mortes aconteceram nas BRs 110, 116, 242 e 407

Leia em: 2 minutos

A Polícia Rodoviária Federal deflagrou a Operação Semana Santa durante 4 dias com o objetivo de intensificar as fiscalizações nos trechos de maior fluxo de veículos para coibir acidentes. Ao todo, 4.925 veículos foram fiscalizados e cerca de 6.354 pessoas foram abordadas.

Apesar de todo o trabalho educativo da PRF, muitas pessoas se arriscaram e colocaram a vida de outras pessoas também em risco. Nestes quatro dias, a PRF autuou 2.882 condutores cometendo infrações diversas.

A pressa fez muita gente ultrapassar de forma proibida. Foram 563 autos extraídos desse tipo de infração. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem.

Durante as abordagens, foram realizados 2.949 testes com etilômetro, conhecido popularmente como bafômetro, o que resultou no flagrante de 41 motoristas que assumiram o volante depois de consumir bebida alcoólica.

O uso dos equipamentos de segurança obrigatórios também esteve no foco das fiscalizações. A PRF flagrou e autuou 39 motoristas pelo transporte de crianças sem o dispositivo de retenção adequado. Já pela não utilização do cinto de segurança, equipamento obrigatório para condutor e passageiros, foram realizadas 173 autuações.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a PRF na Bahia registrou uma redução no número total de acidentes, 37 em 2022 contra 33 em 2023. Desses acidentes, foram registrados 8 óbitos. Os acidentes com óbitos aconteceram em trechos das BRs 110, 116, 242 e 407.

Notícias mais lidas

Outros assuntos